quinta-feira, 21 de março de 2013

Egocentrismo gospel.

Posted by Aline Santana On 12:17 3 comments



O que pra você é ser egocêntrico?
Egocêntrico é aquele que se coloca no centro de tudo.

”A psicologia afirma que o ego é a instância psíquica que permite que um sujeito tenha consciência da sua própria identidade e se reconheça como “eu”. O ego é, por assim dizer, o intermediário entre esses desejos e os mandatos morais do “eu” para que o indivíduo consiga satisfazer as suas necessidades dentro dos parâmetros sociais. Dá-se o nome de egoísmo ao amor excessivo que uma pessoa sente por ela mesma e que a leva a atender unicamente aos seus próprios interesses, sem se importar com o bem-estar alheio. O egoísmo é, por conseguinte, o oposto do altruísmo.” http://conceito.de/egocentrismo

Seguindo esse conceito, sabemos que, egocêntrico é aquele que sente necessidade de colocar-se como o centro da situação, não importando os que estão ao seu redor, eles pensam apenas neles.

Então vocês me perguntam: Mas Aline, como assim, egocentrismo gospel?

O egocêntrico gospel é simplesmente aquele rapazinho ou mocinha que diz o seguinte:

- Vem Senhor, estou Te sentindo agora e sei que é comigo que Tu estás falando.

E pensa o seguinte:

- “Somente EU estou em comunhão Contigo aqui”, “Tu só irás me abençoar”, “todo mundo está em pecado, todos, exceto eu”,"Apenas Eu sou usado por Deus", "Só eu sou Santo", "Deus me abençoa mais que os demais"...

Ele tem uma espécie de vanglória natural que, vez ou outra (Bem frequentemente), ele sinta-se o intocável, e sobrepõe-se em pedestais para que as “impurezas” do irmão não o contaminem, hipócrita, não vê que nele está o maior erro, e que, pensando em não se contaminar com o erro alheio, ele esquece o verdadeiro foco, Jesus, o único que é de fato justo, que não pecou e que se manteve puro enquanto esteve aqui na terra, e ainda assim, foi humilde suficiente pra dizer que não era "bom", que somente Deus é bom.

Não sejamos nós assim irmãos, não deixemos que o ego cegue nossa visão, sabemos que todos nós erramos e que nossos erros nos afastam do foco, portanto, devemos reconhecer nossas falhas, pedir perdão a Deus, que em meio às nossas imperfeições nos ama, nos limpa e nos perdoa.

Sejamos enfim, humildes, porque Jesus o é, como podemos ver em Lucas 18:19-20:

“Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe.”

 Tenhamos a vida dele aqui na terra como exemplo sempre, afinal, Ele é perfeito e pode livrar-nos de nossos orgulhos e egos inflados.

Lembremos sempre, que pra ter mais de Deus, é preciso que nós diminuamos.
"É necessário que ele cresça e que eu diminua." João 3:30
Amém?!

Fiquem na paz queridos!

Aline Santana | @PrincesaDeDeus_

3 comentários:

Postar um comentário