domingo, 17 de março de 2013

Derrubando Gigantes

Posted by Gutenberg Carlos On 12:48 No comments

Paz do Senhor Filhos do Deus Todo Poderoso, tudo bem com vocês?
Hoje quero falar com vocês sobre um tema que eu meditei bastante, que é Derrubando Gigantes. Travamos várias batalhas todos os dias. Qual é o gigante que você está enfrentando?
Quero lhe mostrar hoje, alguns passos para você vencer esse gigante, baseado na história de Davi e Golias (1 Samuel 17). São eles:
1- Não olhe para o Gigante:

Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu.
Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram com muito medo.
Os israelitas diziam entre si: "Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o matar. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai".
Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?
(1 Samuel 17:23-26)
Vejam bem, que no v.24 os israelitas viram, e sentiram muito medo de Golias. Davi, pelo contrário, já pensou em derrotá-lo, e o menosprezou (v.26). Com isso aprendemos que não devemos ter medo do nosso problema (gigante), temos que ter coragem, e fé em Deus, assim como Davi, afinal você é FILHO do Deus vivo.
2- Não dê ouvidos as críticas:

Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha".
E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar? "
Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.
(1 Samuel 17:28-30)
Nem sempre encontraremos pessoas dispostas a nos dar uma palavra de apoio. Ás vezes as palavras mais duras saem de quem está mais próximo a nós. Contudo, devemos fazer como Davi e seguir em frente, e não dar atenção às coisas que nos enfraquecem e nos levam para baixo.
3- Lembre-se das Batalhas Anteriores:

Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele".
Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade".
Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,
eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.
Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".
(1 Samuel 17:32-37)
Talvez venham lhe mostrar que não é tão fácil assim vencer seu gigante, mas, quero lhe encorajar a lembrar de tudo o que você já viveu com Deus, de todas as batalhas que você já venceu, de todas as vezes que o SENHOR lhe livrou do mal. Quero que saibas que o Senhor que já lhe livrou do mal antes, é o mesmo que livrará você desse gigante agora! Confie em Deus!
4- Escolha as armas certas:

Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça.
Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo,
e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão,
aproximou-se do filisteu.
(1 Samuel 17:38-40)
Saul quis dar a sua armadura para Davi, porém Davi nunca tinha usado nenhuma armadura, e não conseguia andar com ela. Então, Davi escolheu suas próprias armas e foi para a batalha. Assim também devemos fazer, pois o que funciona com seu irmão, pode não funcionar com você. Escolha as armas certas para batalha que você está enfrentando. Saiba que a maior arma que Davi utilizou não foi nem a pedra, nem a funda, mas foi a que ele tinha no Senhor Todo Poderoso.
Por último e o mais importante:
5- Confie em Deus:

E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".
(1 Samuel 17:45-47)
Veja a declaração de Davi, após ouvir as ofensas de Golias. Ele disse que lutaria em nome do Senhor, sem nenhuma arma, apenas no nome do Senhor, era a única coisa que de fato ele precisava. Isso que é fé. E não para por aí, ele disse que cortaria a cabeça de Golias. Mas, como ele faria isso se ele não tinha nenhum instrumento cortante?! (v. 40). Simples, ele tinha fé que Deus entregaria Golias nas mãos dele (v.46), pois a batalha era do Senhor (v.47) e isso era suficiente para ele obter a vitória. Nós também devemos ter essa fé, devemos confiar em Deus, pois Ele é poderoso e nos fará vencer os gigantes que se levantam contra nós.
Afinal, quem são esses gigantes para desafiar os filhos do DEUS vivo?!
Amém?
Que Deus lhe abençoe e que você derrote seu gigante em nome do Senhor dos Exércitos.
Gutenberg Carlos
Facebook: Gutenberg Carlos
Twitter: @GutenbergCarlos

0 comentários:

Postar um comentário