Vamos para mais um VERSÍCULO MAL INTERPRETADO, e o versículo escolhido está nas cartaz Paulina...
“Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
— Filipenses 4:13
Um grande problema em relação ao uso deste texto é que existe uma tendência de se olhar apenas para um lado, apenas visando o aspecto da obtenção dos bens materiais, sem olhar para o outro ângulo do que o apóstolo colocou.
Normalmente, quando as pessoas dizem “eu posso todas as coisas naquele que me fortalece”, o foco delas não é quem fortalece “Cristo”, mas no “eu posso”.
Já ouvi muitas pessoas usarem este texto assim: Eu posso ficar rico, eu posso comprar uma lancha, eu posso ser um grande empresário.
Tudo isto é possível, contudo o versículo não é um texto mágico para criar condições de progresso, sucesso e riquezas. Observando-se o contexto, descobrimos que o apostolo Paulo estava mostrando todas as facetas do que pode ser um cristão. Vamos ler o texto anterior, ou seja, o contexto:
“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância: em toda a maneira, e em todas as coisas fui instruído, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece.”
— Filipenses 4: 11-13
Paulo afirmou categoricamente que se contentava com o que tinha, sem a injunção calvinista, seguida pelas novas teologias neopentecostais, que se alguém é crente tem que ser rico e muito rico.
Jesus falou algo muito diferente em Mateus 26:11 e outros textos: "Os pobres sempre os tendes convosco".
No contexto lido Paulo disse que era possível ter abundância e fartura, mas também disse que, naquele que lhe fortalecia, podia passar fome e padecer necessidade.
O que desejamos enfatizar aqui é que a força concedida por Cristo ao filho de Deus capacita-o a suportar as tribulações, ou aflições, como também a mantê-lo sereno e humilde no tempo da riqueza, abundância ou fartura.
Amém?!
Hubner Braz